Menopausa idade: quando ela aparece?

A menopausa é uma fase a qual todas as mulheres vão passar, e com ela chegam muitos sintomas e muitas dúvidas, você sabe qual é a idade da menopausa? Não? Fique tranquila, vamos explicar para você!

Idade da menopausa

Estudos feitos no Brasil por volta de 2012 mostram que as brasileiras entram na menopausa em média por volta dos 45 e 50 anos. Mas não há uma idade exata para que isso aconteça, algumas até entram nesta fase precocemente.

 Causas da menopausa precoce

Pode-se considerar menopausa precoce quando a mulher para de menstruar antes dos 40 anos de idade. Existem vários fatores que podem desencadear a menopausa precoce, sendo alguns deles:

  • fatores genéticos;
  • infecção por algum vírus muito resistente;
  • quimioterapia;
  • radioterapia.

Quando a mulher é exposta aos elementos citados acima, pode ocorrer de a fertilidade chegar ao fim de forma antecipada.

Tratamentos

Estudos indicam que, para amenizar os sintomas da menopausa, 64% das mulheres preferem utilizar tratamentos naturais e  36% optam pela Terapia de Reposição Hormonal. Este valor se dá por que a reposição de hormônios de forma sintética pode desencadear câncer de mama e de endométrio.

Fitoestrogênios ou isoflavonas de soja: ajudam na redução dos sintomas no geral e protegem o coração de doenças;

Acteia: também conhecida como erva-de-são-cristóvão, a acteia diminui a intensidade dos suores noturnos e dos calorões. Lembrando que é uma planta venenosa, então, é necessário que seja manipulada para o uso.

Active Woman Plus: este composto é indicado por mulheres é indicado por muitas mulheres, pois contém os principais nutrientes para redução dos sintomas da menopausa, sendo eles óleo de prímula, óleo de linhaça, gérmen de soja, ômega 3 e ômega 6.

Exercício Físico: dance, nade, corra, ande, não importa qual a forma, mas mexa-se! Sacudir a poeira e exercitar-se é uma ótima maneira para reduzir os sintomas da menopausa;

Vitamina E: reduz as ondas de calor e vários outros sintomas, além de proteger o sistema cardiovascular.

Gostou das informações? Para saber mais acesse o site Saudável e Feliz, aproveite!