Hormônios femininos e sua relação com o bem-estar

A deficiência de alguns hormônios pode desencadear sensações péssimas, pois, eles são responsáveis pelo nosso bem-estar. Mas, afinal, você sabe quais são eles?

Endorfina
Auxilia na redução do estresse devido à sua força analgésica e tranquilizante, trazendo uma sensação de conforto e alegria. A prática de exercícios físicos ou a dança são ótimos meios para a liberação desse hormônio.

Dopamina
Desencadeia impulsos que agem no controle do movimento, da memória, e da sensação do prazer. Pode ser liberada ingerindo alimentos saborosos, tendo relações sexuais ou jogando. Uma boa alternativa de jogo, que cabe na bolsa e ainda exercita a memória, são as palavras-cruzadas.

Serotonina
Este hormônio é responsável pelo sono, ritmo do coração, fome, regulação da atividade dos músculos lisos e de alguns outros hormônios, e claro, uma noite bem dormida, batimentos equilibrados e saciedade trazem uma sensação ótima de bem-estar. O consumo de chocolate também é ótimo para a liberação desse hormônio, mas lembre-se, tudo que é exagerado faz mal!

Ocitocina
Também conhecida como “hormônio do amor e da fidelidade”, a ocitocina faz com que uma pessoa se sinta atraída por outra, despertando o desejo. Ela também é liberada durante o orgasmo, tanto no homem, quanto na mulher.

Menopausa e os hormônios

Na menopausa, os sintomas surgem devido à oscilação desses hormônios do bem-estar no corpo. A reposição hormonal pode ser agressiva, então, a melhor opção a princípio é utilizar suplementos naturais.

O Active Woman Plus é muito indicado por mulheres as quais o ciclo menstrual já não ocorre mais, pois, este produto contém óleo de prímula, óleo de linhaça, gérmen de soja, ômega 3 e ômega 6, que auxiliam na produção desses hormônios.

Gostou das dicas? Acesse o blog Saudável e Feliz e obtenha mais informações sobre a menopausa, como lidar com ela e com seus sintomas, sem perder o bom-humor.